sábado, 20 de agosto de 2011

Correção de tarefas do 9º Ano

Aulas 59 e 60
Páginas: 71 e 72

Dialética

1) Como uma pessoa triste

2) Sim, pois reconhece que a vida é boa, que a alegria e a beleza existem e que tem amor. Chega a explicitar: "E tenho tudo para ser feliz"

3) B

4) "E a alegria (é) a única indizível emoção"
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Poesia

1) Ridículas

2) Porque normalmente são adocicadas, pegas, repletas de lugares-comuns, beirando o sentimentalismo exagerado, quase infantil. Talvez as manifestações amorosas assumam essa feição por ser o amor, a paixão, um sentimento de tal forma envolvente, que faz com que as pessoas ajam movidas exclusivamente por suas emoções, pela necessidade de expressá-las. Neste estado, a avaliação racional, fortemente contaminada por padrões socialmente impostos, que leva à autocrítica e, consequentemente, ao receio da crítica externa, perde seu poder como fator determinante da conduta de ser apaixonado.

3) Ridículas são as pessoas que nunca escreveram cartas de amor, pois com medo de parecerem ridículas, deixaram de expressar sentimento tão fundamental.

4) Não. Elas são vistas como ridículas por outros, que não partilham das emoções do autor e até pelo próprio autor, quando não estiver mais dominado pelo sentimento.

5) Pessoal

Aulas 61 e 62
Páginas: 73 e 74

Balada de amor através das idades

1) A

2) O casal não consegue casar-se em virtude de algum obstáculo e tem um fim trágico.

3) Porque ele era grego e ela troiana

4) Ele era soldado romano perseguidor de cristãos e ela era cristã

5) Ele, pirata, muçulmano, e ela, cristã, faziam parte de grupos adversários, na época das Cruzadas.

6) Ele era devasso e ela cismou de ser freira

7) Sim ,a oposição do pai.

8)Na atualidade,  casamento realiza-se

9) A

10) B


Namorados

1) Uma lagarta lsitada desperta a curiosidade de uma criança, que observa seus detalhes: forma, movimento, cores...

2) B

3) C

4) A

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Aula: 63
Páginas: 75 e 76

Garoa do Meu São Paulo

1) Primeira estrofe: "Garoa do meu São Paulo"
     Segunda estrofe: "Meu São Paulo da garoa"
     Terceira estrofe: "Garoa do meu São Paulo"
     Quarta estrofe: "Garoa"

2) 1ºestrofe: "Timbre triste de martírios"
     2ºestrofe: " Londres das neblinas finas"
     3ªestrofe: "Costureira de malditos"

3) T, i, r

4) B

5) Grande sofrimento, tormento

6) Negras e pobres

7) Não, continuam parecendo rico e branco

8) B

9) A

10) Porqe ele quer ver a sociedade tal como ela é na realidade, com suas contradições e desigualdades.

11) Figurado

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Aulas: 64 e 65
Páginas:77 e 78

O Bicho

1) Não, são versos livres.

2) Catar comida entre os detritos e engolir com voracidade.

3) Selecionando a comida e degustando-a

4) Negativa

5) C

6) Pessoal

7) Pessoal

Infância

1) No pretérito imperfeito

2) B

3) A

4) A vida do aventureiro é movimentada, enquanto a do poeta foi pacata, com a repetição diária dos mesmos acontecimentos.

5) Ambos são solitários

6) As de Robinson Crusóe

7) As de Robinson Crusoé

8) Que sua história era mais bonita do que a de Robinson Crusoé.

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Aulas: 66, 67 e 68
Páginas: 79 e 80

Poesia

1) 1ª estrofe: a filha
     2ªestrofe: o filho
    3ªestrofe: a mãe
    4ª estrofe: o pai

2) "Três séculos de família"

3) A filha, o filho e a mãe são "burros como uma porta"

4) "Nada porta" opõe-se a "burro como uma porta", ou seja, significa que o chefe da família era esperto, ou melhor, " espertalhão", astuto, velhaco.

5) Explorando os pobres.
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1) Lixo

2) O luxo é perecível, supérfluo, desnecessário, algo que deve ser descartado: é lixo.

3) São letras cheias de enfeites, com detalhes desnecessários, supérfluos - letras "de luxo"

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1) Privada; fossa ou cano que recebe dejeções e imundícies.

2) Babe. Tem conotação negativa

3) Caco. Tem conotação negativa

4) Cloaca. Sua conotação é negativa

5) B
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Aula 69
Páginas: 81 e 82

1) Nenhum deles possui "um dentro e um fora"

2) O peso das pedras é "inanimado, frio, goro"; o peso do ovo é "morno, túmido, um peso que é vivo e não morto".

3) "Cujas formas simples são obra / de mil inacabáveis lixas/ usadas por mãos escultoras / escondidas na água, na brisa."

4) "Está no ponto de partida"

5) Clara

6) A uma parede caiada. Não, pois a parede caiada é a associada com franqueza

7) Porque ambos "ameaçam mais com disparar / do que com a coisa que disparam".

8) Uma nova vida

9) Uma atitude meio religiosa, circunspecta, reverencial

10) À chama de uma vela
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Aula 70
Páginas: 83 e 84

1) Uma escrava

2) Cuidar dos afazeres domésticos, das crianças e atender ao dono e à dona da casa.

3) Sim, principalmente porque tem papel importante na educação das crianças.

4) "Era um dia uma princesa/.../ que vos contasse mais cinco."

5) "Minha mãe me penteou /.../ que o sabiá beliscou."

6) Frasco de cheiro (perfume), lenço de rendas, cinto, broche, terço de ouro e, finalmente, o marido da Sinhá.

7) A sequência de roubos parece ter como finalidade a sedução, que resultou na conquista do Sinhô

8) O poema mostra a relação entre um branco - o Sinhô - e uma negra escrava - Fulô

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Aulas 71 e 72
Página: 85

Cidadezinha Qualquer

1) Não

2) Sim; vai

3) Devagar, advérbio que modifica o verbo vai.

4) Modifica o verbo olham

5) A

6) C

7) "Eta vida besta, meu Deus"

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