PÁGINA: 56
ZEUS E APOLO
A TARTARUGA E A LEBRE
1) As personagens caracterizadas previamente como mais fracas são Apolo e a tartaruga; as mais fortes são Zeus e a lebre.
2) Em "Zeus e Apolo" , a personagem mais forte (Zeus) vence de modo humilhante a mais fraca (Apolo); já em "A tartaruga e a lebre", é a personagem mais fraca (a tartaruga) quem vence a mais forte ( a lebre)
3) Pessoal - As duas fábulas, inicialmente não se contradzem, porque a vitória da personagem "mais fraca" sobre a "mais forte" é um feito extraordinário, surpreendente. Essa vitória só se torna possível, como acontece em "A tartaruga e a lebre", quando a "mais forte" comete um grave erro, o de desprezar o adversário "mais fraco" e de se tornar assim negligente.
__________________________________________________________________________
Aulas 47 e 48 - PÁGINA: 57
A RAPOSA E O CACHO DE UVAS
1) Ela procurou consolar-se da impossibilidade de atingir as uvas, afirmando que elas não estavam maduras e negando, com isso, o desejo que sentia de apanhá-las. Em outras palavras, ela procurou desprezar aquilo que desejava, mas que não conseguia obter.
2) Alguns homens, em vez de assumirem eles mesmos a responsabilidade pelos seus fracassos, "acusam as circunstâncias", isto é, colocam a responsabilidade de suas ações malogradas em elementos estranhos e exteriores a si.
O LOBO E O CORDEIRO
1) O lobo acusou o cordeiro de sujar su água, falar mal dele e, por fim, ser filho de quem havia falado mal dele.
2) Não, pois já sabe que as razões são falsas. seu objetivo é oprimir e não saber a verdade ou fazer justiça.
3) Resposta Pessoal
Muito bom gostei
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGOSTARIA DE LER AS OUTRAS RESPOSTAS DO LIVRO VOMO
ResponderExcluirO CÃO E O PEDAÇO DE CARNE E O RESTANTE AGIARDO RETORNO