domingo, 31 de julho de 2011

Correção das tarefas referente ao livro: Alice no País das Maravilhas - 7ºAno

Aulas 41 e 42 - página 55

1) Nos contos de fadas, o elemento mágico surge somente em determinadas situações. Em Alice, praticamente todas as situações têm algo de mágico ou de absurdo: prevalece o maravilhoso e o nonsense.

2) Pessoal

3) Pessoal

Aula 43 -  página 56

1) Porque não tinha figuras nem diálogos.

2) O que mais surpreendeu Alice foi o fato de o Coelho usar colete e ainda por cima tirar um relógio do bolso.

3) Alice saiu correndo porque ficou muito curiosa. "Então, ardendo de curiosidade, ela correu atrás dele campo afora"

4) Para Alice, os "Antipáticos" são os habitantes que, em relação a ela, vivem do lado diametralmente oposto do globo terrestre. Mas a palavra correta é Antípodas.

5)  A) A passagem para o jardim era muito estreita e a porta estava trancada.

     B) Para a porta, havia uma chave e, para o pequeno tamanho da passagem, havia a poção que fazia Alice encolher como uma luneta.

     C) Porque, quando estava pequena a ponto de poder passar pela portinha, percebeu que se esquecera de pegar a chave.

Aulas 46 e 47 - página 59

Capítulo 2

1)  A) As possibilidades seriam: " Que estranho, que estranho!" ou " Estranhíssimo, estranhíssimo!"
     B) O erro que Alice cometeu foi misturar dois tipos de construção exclamativa: uma com o advérbio que mais o adjetivo estrzanho e outra apenas com o superlativo.

2) A pergunta é " Quem sou eu"?

3) Alice concluiu que se transformara em Mabel quando percebe que não sabe mais as coisas que antes sabia: tabuada, geografia, recitar o poema "A abelhinha diligente".

4) A -  Porque a água daquela lagoa, formada com suas próprias lágrimas,e ra salgada.
     B - Alice chega a esta conclusão porque, na única vez em que fora à praia, tinha visto uma estação ferroviária e tomara esta sua experiência como verdade geral.

5) O Rato fica eriçado de medo e acaba se afastando porque Alice o assusta ao falar sucessivamente de cães e gatos, ressaltando a habilidade desses animais em caçar camundongos.

6) Tanto nos desenhos animados como em Alice, prevalecem o abusurdo, o nosense, a negação da lógica do mundo real.

Aulas: 48 e 49 - página 61

Capítulo 3

1 A) O adjetivo árido significa "seco, enxuto" e, ao mesmo tempo, "cansatiivo, enfadonho".

B) O sentido humorístico desta passagem deve-se ao fato de que, em vez de contar uma história interessante para distrair o grupo enquanto todos se secam, o Rato acaba por contar uma história enfadonha, uma história árida: em vez de o grupo se secar, a história é que é seca.

2) a corrida proposta pelo Doudo não é uma corrida comum, pois não tem regras fixas; a forma da pista não importa; a posição dos participantes também não; não se sabe ao certo quando começa e quando termina; não há perdedores e vencedores.

3) a figura de uma cauda.

4) O gato Lino diz a um rato, que como não tem nada para fazer, vai processá-lo por mau comportamento. O rato põe em dúvida a validade de um julgamento sem júri nem juiz. Lino diz ser ele mesmo o juiz e imediatamente condena o rato à pena capital, isto é, à morte.

5) Enquanto o Rato contava sua história, Alice olhava para a cauda dele e refletia na questão: "Mas por que dizer que é triste?"

6) Porque o rato da história é condenado à morte pelo gato.

Aulas 50 e 51 -página: 64

Capítulo 4

1) Alice vinha a saber do que acontecia do lado de fora por meio das vozes e dos ruídos que ouvia.

2) Quando Alice lhe deu o pontapé, Bill saiu voando pela chaminé como um foguete.

3) Assim que saiu de casa, Alice encontrou, além do Coelho, o lagartinho Bill, dois porquinhos-da-índia e um grande número de outros bichos e aves.

4) A plano de Alice era, em primeiro lugar, voltar ao seu tamanho normal e depois encontrar o caminho para o lindo jardim.

5) O diminutivo cãozinho diz respeito ao tamanho daquele animal nas condições habituais, isto é, se Alice tivesse seu tamanho normal. O adjetivo enorme diz respeito ao ponto de  vista de Alice naquele momento, pois ela estava muito pequena.

10 comentários: