domingo, 31 de julho de 2011

Tarefas do 9º Ano - Análise de Poemas

Aulas 38 a 40

Página 50

Sobre o poema A um passarinho - Vinícius de Moraes
 1) C
2) B
3) B
4 e 5 = pessoais
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Sobre o poema: Motivo - Cecília Meireles
1) C
2) o poeta
3) a poesia
4) A
5) D
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Aulas: 41 a 44

Página: 52

Sobre o poema: Autopsicografia - Fernando Pessoa
1) Como um fingidor
2) C
3) B
4) A
5) B
6) B
7) C
8) B
9) A
10) B
11) A
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Aulas 45 e 46

Página 53

Sobre o poema: Soneto de Separação - Vinícius de Moraes

1) ABBA CDCD EFE FFE
2) porque é formado por dois quartetos e dois tercetos.
3) Para frisar que a separação se dá abruptamente, ou seja, não há um estado intermediário entre a união e a separação.
4) bocas unidas --------------espuma
    mãos esplamadas ----------espanto
    calma ----------------------vento
    paixão ---------------------pressentimento
    momento imóvel------------drama
    amante ---------------------triste
    contente--------------------sozinho
    amigo próximo--------------amigo distante
    vida ------------------------aventura errante

5) abstratos
6) a de união
7) "De repente do riso fez-se o pranto/ silencioso e branco como a bruma."
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Página: 54

Sobre o poema de Tomás Antonio Gonzaga

1) ABBA ABBA CDC DCD
2) As duas mulheres: Jônia e Nise
3) Não, porque nenhuma das duas aceita o fato de não ser a única.
4) Pede ou que as duas mulheres se transformem em uma só ou que seja capaz de amar ambas.
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Aulas: 47 a 49

Página: 55

Sobre o poema: MAR PORTUGUÊS

1) AABBCC DDEEFF
2) O choro de mães, a reza de filhos, a privação de noivas.
3) B
   
Página: 56

4) A
5)B
6) B
7) C
8) valoriza
9) " Ó mar salgado", "ó mar"
10) "Por te cruzarmos"

Página : 57

Sobre o poema: O Guardador de Rebanhos

1) B
2) C
3) Para ver diretamente as coisas, como elas são, sem a intervenção de ideias ou idealizações, que falsificam as coisas.

Sobre o poema de Ricardo Reis

4) Atitude de tranquilidade, aceitação e fruição sem excessos das belezas simples da vida.
5) Defender uma maneira simples, direta e despreocupada de encarar a vida, acima de alegrias e tristezas.
6) São: plácidas (1ªestrofe) / plácido (3ªestrofe); tranquilos (1ªestrofe) / tranquilos (8ª estrofe); calmos/ calma (7ª estrofe).
7) A expressão é "sábios incautos", Incauto é "imprudente", quando se espera que um sábio seja sempre prudente. Entende-se que o poeta fala de uma sabedoria despreocupada, tranquila com o curso das coisas.

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Sobre poema Retrato
 página: 58

1) Não, Somente os sons finais dos versos pares são semelhantes.

2) Magro - amargo ; mortas - mostra ; fácil - face.

3) São semelhantes. Chamam-se rimas imperfeitas

4) rosto = alegre
olhos = vazios
lábio doce; amargo
mãos = fortes ; paradas; quentes, vivas
coração = não se mostra.

5) O retrato do passado.

6) As mudanças surpreenderam o poeta: " eu não dei por esta mudança, / tão simples, tão certa, tão fácil"

7) A estrutura dos três versos é semelhante: apresentam sucessão de três adjetivos e repetição de palavras (assim, e, tão)

8) a =  rosto magro, mãos sem força, paradas, frias e mortas.
    b = todos os aspectos mencionados no poema podem ser relacionados com o envelhecimento psicológico.

9) Pessoal

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